segunda-feira, 11 de março de 2019

osteoporose/ osteoporosis

Segundo a "lei de Wolf" o osso aumenta a sua densidade ao ser submetido a um "stress" controlado.  Daí a importância do treino de força, exercícios a favor da gravidade com carga.

Existem fatores de risco modificáveis e não modificáveis:
  • modificáveis: ingestão prolongada do medicamento, fumo, consumo de refrigerantes contendo ácido fosfórico, pouco peso, deficiência de estrogênio, menopausa prematura amenorreia prolongada (1 ano), pouca ingestão de cálcio e vitamina D, alcoolismo, quedas recorrentes, atividade física inadequada (muito pouca ou excessiva), alto risco de quedas, fraqueza.
  • não modificáveis: histórico familiar de fraturas, sexo feminino, idade avançada, ancestrais europeus ou asiáticos e demência.
Existem ainda outros fatores que são predisponentes para a osteoporose: histórico na família, retirada dos ovários sem reposição hormonal, massa muscular pouco desenvolvida, pouca exposição ao sol, dieta vegetariana, má alimentação, mieloma, doenças metabólicas, sedentarismo, menarca tardia, ser portador de doenças como doença de cushing, diabetes, gastrectomia, linfoma, leucemia, artrite reumatóide, hiperparatireoidismo, sarcoidose etc., além dos fatores sexo, idade e raça.
Sherri R. Betz, pesquisadora norte-americana, vice-presidente da Polestar Pilates, menciona em artigo que uma em cada duas mulheres com mais de 50 anos terá uma fratura osteoporótica em sua vida e, após a primeira fratura vertebral, a probabilidade de ter mais uma fratura no prazo de um ano é de 500% . Outras pesquisas mencionam que um em cada cinco homens acima de 65 anos, em algum momento da vida podem ter pelo menos uma fratura relacionada a osteoporose.

Com exercício devemos ter cuidado com exercícios de flexão da coluna e alongamentos. Os saltos em casos de osteoporose severa também evitaria. 

A prevenção é a melhor ação assim, fale com o seu médico e não se esqueça que a deposição mineral óssea começa na barriga da mãe e que a massa óssea adquirida nas 2 primeiras décadas são fundamentais e são um fator modificável que podemos atuar. (Laranjeira, C. 2019). 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas




Sem comentários: