sexta-feira, 16 de março de 2018

Ressalto da anca

Já tive alunas nas aulas a perguntar porque quando fazem um exercício sentem a anca a saltar?! Isto acontece ainda devido à nossa adaptação ao bipedismo nomeadamente na articulação da anca. Quando esta situação provoca dor deve-se evitar esse exercício. Colocar gelo e alongar a banda iliotibial e o psoasiliaco.

Revista de medicina desportiva (Janeiro 2018)

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Anca

Passo a citar:" a estabilidade da anca depende da relação entre a cabeça femoral, o acetábulo e as estruturas ligamentares e musculares associadas." " O músculo iliopsoas favorece adicionalmente esta estabilidade ao impedir a translação anterior da cabeça femoral." A etiologia:
- displasia da anca
- distúrbios do tecido conjuntivo
- pós traumático
- microtrauma
- iatrogénico
- idiopático

"Dor resultante da microinstabilidade da anca é localizada à anca, virilha, nádega e coxae, habitualmente, não agrava com a palpação direta."

Pilates ajuda no tratamento :) "fortalecimento iliopsoas, abdutores, pequenos rotadores externos, abdominais."

Pinheiro et al (2017, p.21) rev. medicina desportiva

quinta-feira, 7 de abril de 2016

exercício e metabolismo

Olá! atualmente tenho trabalhado mais no facebook. hoje venho lançar um desafio que surgiu numa conversa com um amigo.

"ele disse que o exercício faz envelhecer". achas verdade ou mentira?como argumentas?

boa semana

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Hidratação e crianças

Li na "revista de medicina desportiva" e quero partilhar com vocês, pais e professores, em especial.

Sinais de desidratação:

  • respiração rápida e profunda
  • extremidades frias 
  • aumento ou diminuição do pulso
  • olhos encovados
  • boca/língua secas
  • diminuição de urina/lágrimas
  • fadiga ou inquietação
Dicas para hidratar: 
  • beber pequenos goles com regularidade
  • comer pequenas quantidades de comida sólida
  • EVITAR: chá, café, sumo de fruta não diluído e bebidas gaseificadas
Boas férias :)

Pilates grávidas - formação STOTT

....e foi assim. Conhecer uma nova escola, novos colegas e aprender, sempre a aprender :)

domingo, 29 de março de 2015

Fototropismo

Sempre a aprender! Numa aula uso sempre visuais e uma aluna minha (professora de biologia) disse-me que o visual que eu tinha dado chama-se "fototropismo positivo". Obrigada smile emoticon

ITBand

ITBand é a fáscia que se vê na imagem formada pelo tensor da fáscia lata e pelo glúteo maior. Pode dar dor na face lateral do joelho. Para aliviar pode se fazer alongamentos desta fáscia e da cadeia posterior ou massagem com o foam roller. Bons treinos!