quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo/ Happy New Year



Nesta época faço uma introspeção daquilo que fiz, conheci, provei, senti, ouvi ..............e traço novos objetivos para o ano seguinte :)

E vocês? Façam planos e..............planeiem surpreender-se!

Esperem por novidades para o próximo ano aqui no vosso blog.

Desejo um Ano Novo Sensacional.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Festas Felizes



Onde quer que você esteja desejo umas Festas Felizes, com muito amor, alegria e saúde!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Acredito que você consegue.........

não consegui colocar o video mas cliquem neste link http://www.youtube.com/watch?v=aUaInS6HIGo&feature=share e respondam!

comece agora!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Neutral spine/ coluna neutra

http://sandrasousapt.blogspot.com/2011/11/neutral-pelvis-pelvis-neutra.html

A pelvis neutra é fundamental porque assim mantemos a nossa coluna neutra! Experimentem fazer a anteversão e retroversão da bacia? as vossas vertebras não se movem?

Cada pessoa tem a sua coluna neutra mas as curvas deverão estar presentes: lordose-cifose-lordorse-cifose-lordose (analisando debaixo para cima). Devemos trabalhar com as nossas curvas e manter a mobilidade e estabilidade ou seja a funcionalidade da coluna para que consigamos viver mais confortáveis. Todos os dias ouço alguém a queixar-se de dores nas costas! e nós podemos fazer algo para que isto diminua.

Bons treinos


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lebert - Novidades



Espetacular.....dá para uma infinidade de exercícios!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Change/mudança

Olá hoje coloco este video porque falei dele às minhas alunas......estejam atentos aos conselhos de Betty!

Boa semana:)

domingo, 27 de novembro de 2011

Fado - património da humanidade

....porque sou portuguesa.

boa semana!

sábado, 26 de novembro de 2011

Neutral pelvis/ pelvis neutra

Nas aulas de Pilates falamos sempre neste tema!

Pelvis neutra é igual para todos, ou seja as ASIS (anterior superior iliac spine) e o osso púbico estão alinhados no mesmo plano. Nas aulas uso as mãos para os alunos sentirem e formo um triângulo e peço para, no posição deitado em decúbito dorsal, manter esse triângulo paralelo ao solo! Faço na posição deitado mas é possível fazê-lo em pé, joelhos..........

Mas qual é a importância da pelvis neutra?


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Weight lost/ perder peso


Não são necessários tantos sacrifícos! Basta manter a pirâmide, exercício-nutrição-descanso, equilibrada. Tem algum destes 3 pontos que está mais instavél peça ajuda HOJE, lembre-se do provérbio "não deixe para amanhã o que pode fazer hoje" e a sua vida MUDARÁ. Confie em mim :)

Boa semana

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Homenagem


Diabetes


É muito importante a prevenção e atividade física tem juntamente com a alimentação uma função MUITO IMPORTANTE!

sábado, 5 de novembro de 2011

CRP (constructive rest position)

CRP é uma posição de relaxamento do psoas. Ela alivia a tensão na coluna, uma vez que nesta posição a carga a nível da coluna é reduzida e permite-nos ter consciência do nosso alinhamento por isso é uma boa opção para iniciar as nossas aulas de pilates.

Numa das formações que fiz ensinaram-me que podemos iniciar a aula de formas variadas para criar diferentes sensações e adaptações mas também podemos seguir os nossos ritmos biológicos por isso se a aula é de manhã começar a aula deitada e terminar em pé ao fim do dia ao contrário.

Como vocês começam as vossas aulas?




Partner Pilates/ Pilates a pares

As aulas a pares são uma opção para uma aula diferente! Com estas aulas o corpo do nosso colega pode ajudar-nos ou servir de desafio assim como os materiais que às vezes usamos nas aulas. Ajuda-nos também a perceber de temos algum desequilibrio muscular ou se estamos alinhados uma vez que temos uma referência, que é o corpo do colega. É necessário que os princípios estejam bem presentes, nomeadamento de precisão e controlo.

É uma boa aula para socialização, diversão e saúde.

Há pouco tempo dei uma aula e no final coloquei alguns movimentos, todos adoraram.

Boas aulas :)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Romana Kryzanowska Classes


Isto é um exemplo de um estúdio de Pilates. Neste video vemos uma "pilateira" da 1ª geração, a Srª Romana!

Já treinou hoje?

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

breast cancer/ cancro da mama



Antes Pilates era uma modalidade para ricos, famosos atualmente é utilizado em clínicas de fisioterapia e é aconselhado por médicos. Pessoas com problemas de mobilidade sentem melhorias depois de iniciarem as aulas. Pilates é uma boa opção pois há adaptações para qualquer pessoa. Como diz PJ O’Clair Master Instructor Trainer de Stott Pilates " Considerando que os objetivos essenciais de Pilates são construir un core forte, facilitar os movimentos e modelar a musculatura, parece una opção natural para as pessoas que estão a recuperar do cancro de mama e dos seus efeitos secundários" .

Benefícios:
  • melhoria da mobilidade articular
  • recuperação do ROM
  • diminuição da massa gorda
  • aumento da massa magra
  • redução da perda da massa óssea
  • melhoria da auto-estima
  • socialização
Para iniciar a pratica desportiva fale primeiro com o seu médico.

Até breve e se quiserem e puderem partilhem as vossas experiências. Digam de que forma o exercício físico ajudou ou pode ajudar!


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Functional training/treino funcional






Today we will talk about functional training. This involves the three plans and the exercises are adapted to the daily activities of the athlete or non-athlete. An example of a functional exercise is the lunge. We have several options and we can add the rotation.

See U............


sábado, 8 de outubro de 2011

Iliotibial tract/ trato iliotibial



Na minha pesquisa coloco um marcador no trato iliotibial para quem desconhecia esta imagem é uma grande ajuda!


Até breve,

sábado, 1 de outubro de 2011

Back exercise/ Exercícios para as costas II


Mais um exercício.....se não têm este equipamento ou trx podem fazer com uma barra/pau de vassoura, colocada em cima de 2 cadeiras!

Bom treino :)

domingo, 25 de setembro de 2011

Novidades!

Agora mais perto de si............Gaia!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Wishlist

http://www.youtube.com/watch?v=V8BPyCV4sJ8


Olá! Ontem tive a oportunidade de fazer Capoeira e o professor "Sales" disse uma coisa interessante "todos temos o nosso valor.", uns a cantar, outros a desenhar, escrever, jogar.....outros têm um coração bom por isso não se compare com ninguém somos todos diferentes e não desista dos seus objetivos e seja feliz!

Até breve

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Back exercises / Exercícios para as costas


Now I will respond to a spanish friend and show some back exercises that you can do at home.
We can use dumbbells, bar......:
low row;
High row;
inverted flying.

we can change the handle position, speed and alternately.

We can also use a bank or a ball and work one MMSS at a time. The ball increases the instability and that will make us use other muscle groups.

with the bar we can also simulate the motion of paddling.

I hope you enjoy it and if you know more exercises share it on our blog.

See U :) 

Hasta siempre:)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tabata

video

hello today we will talk about a workout created by a Japanese Izumi Tabata. Tabata is an interval training and for me it is very motivating.

The protocol is:
8 movements
20'' workout (to do as much reps as we can)
10'' rest

You can do multiple sets. I usually do a warm up for 5' then a do 3 sets.

I will now demonstrate how a movement takes place (lunge). I will speak of this movement in the coming weeks!

Good workout and share with us your experience.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"biggest loser" ....

....deveria chamar-se "biggest winners" porque todos ficam a ganhar! As pessoas ganham saúde, auto-estima, confiança e a sociedade também.

A minha querida aluna quis servir de inspiração a muitas pessoas que pensam que não conseguem. Quando ela quis, ela conseguiu. Mais uma vez parabéns estou muito orgulhosa e feliz porque a felicidade dela contagia-me.

deixe-se contagiar :)


1ª foto foi tirada a setembro de 2010 e a 2ª maio de 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pilates equipment classes

Este video mostra uma possibilidade de aulas de equipamentos. Uma opção mais barata para o aluno e uma opção do estúdio rentabilizar mais o seu espaço!

Boa semana!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

swimming II and back pain

Quando falamos em atividades aquáticas, principalmente natação e hidroginástica, devemos ter em atenção se o aluno não tem medo da água e se sabe nadar. Quem dá estas aulas já passou, quase de certeza, por esta situação!

Nas aulas de hidro se temos um aluno com problemas na cervical, ele deve-se afastar um pouco da beira da piscina para conseguir visualizar o professor e não sair da aula com dores. Quanto aos restantes movimentos é difícil o professor controlar porque a aula é dirigida para um público variado, no entanto deverá ser preocupação do professor na construção da aula a realização de um trabalho equilibrado.

Na natação o aluno se não tiver controlo do corpo pode forçar, em qualquer estilo, as suas curvaturas da coluna e consequentemente, ficar com dor. Relativamente à escoliose temos de ter atenção especial porque nos estilos simétricos teremos de compensar com alongamentos e trabalho muscular rotacional; nos assimétricos podemos aumentar essa assimetria.

Por isso se tem alguma destas situações dirija-se a um professor licenciado que o possa ajudar e depois continue sozinho e não o contrário, ou seja, não comece mal e depois se piorar vai procurar ajuda.

Relativamente a outras patologias são outros 500.......

domingo, 31 de julho de 2011

swimming - natação

Está a decorrer o mundial de natação! Nesta época do ano colocamos mais em prática as nossas capacidades nas praias e piscinas. Este desporto é muito completo e aconselhado para todas as idades, no entanto deve ser acompanhado por um professor qualificado e que o possa ajudar.

Neste video vemos uma prova fantástica (mais uma!) de natação pura, onde estão presentes os 4 estilos: http://www.youtube.com/watch?v=Xv98VlIA95w&feature=youtu.be

Boas braçadas!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pelvic floor - soalho pélvico

Na 1ª caminhada pedi para se concentrarem no soalho pélvico e como houve muitas questões que foram colocadas decidi partilhar algumas ideias que estão no livro de Blandine "no-risk abs".
Podemos e devemos reforçar esta musculatura (lei do uso-desuso).

Quando fazemos o crunch abdominal empurramos os nossos orgãos contra o soalho-pélvico; quando contraimos o tranverso abdominal também! A única forma de diminuir esta força é criar uma força oposta ou seja, pensar em contrair debaixo para cima, traduzindo contrair o SP e a parte mais inferior dos Obliquos e do RA. Também podemos inverter a respiração e inspirar à medida que fazemos a flexão da coluna.

Os homens também devem ter esta preocupação para não causarem mais pressão sobre a próstata!

Até à próxima caminhada :)






terça-feira, 19 de julho de 2011

Meias / socks

Hoje fiz o meu treino com umas meias que me deram da technosocks! Placebo ou não, senti-me bem e vocês já experimentaram?

Até breve,

terça-feira, 12 de julho de 2011

Recipe/receita

hello!
 
first want to thank everyone who visits this blog.
video

now I want to speak of the option to be vegetarian! I have friends who are, so I talked to a nutritionist and she advised to eat legumes with cereals, rice and beans for example, to have the essential amino acids!

The challenge today is to share a vegetarian recipe in this blog.

See you soon,

terça-feira, 28 de junho de 2011

Feet exercises - exercícios para os pés

Os nossos pés andam "presos" no inverno e agora que o calor chegou devemos pensar mais neles. Uma amiga colocou este video no facebook e como achei interessante venho por este meio partilar com vocês!

http://www.youtube.com/watch?v=gvuWH-TQLhs

Boas caminhadas:)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Boas Férias

Ontem chegou o verão mas cuidado com o Sol! Verifiquem o tamanho da vossa sombra e se ela está maior que a vossa altura vocês estão mais seguros.

Aproveitem :)

sábado, 11 de junho de 2011

debate

Gostaria de saber a vossa opinião, se devemos dar aulas grátis. Se sim, em que circunstâncias. Dou início ao debate.

Até breve,

quarta-feira, 8 de junho de 2011

and now what?.........COLLEGE!

Há um programa na televisão "I use to be fat" em que nesta altura os adolescentes decidem mudar de vida e se tornarem adultos mais ativos, saudáveis e felizes. Espero que ele sirva de exemplo e dessa forma construamos uma sociedade melhor!

http://www.youtube.com/watch?v=OHargH5R1Hw

dúvidas?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pilates vs Yoga

Ontem veio uma senhora realizar a minha aula e no final disse: "é muito diferente de yoga!"

Coincidência li um artigo da Sherry Betz, no qual ela escreve de uma maneira muito clara as principais diferenças:
- amplitude de movimento (ROM): pilates começa de pequenas para grandes almplitudes e yoga mantêm uma postura de grande ROM;
- planificação da aula: yoga começa em pé e termina deitado e no pilates (de uma forma geral) é o oposto
- cuidados: yoga recomenda comida vegetariana e tomar banho antes da aula; após a aula de pilates deve tomar banho
- respiração: respiração com movimento abdominal no yoga, no pilates a respiração apesar de diafragmática é lateral não há expansão do umbigo para a frente. Inspira-se pelo nariz e expira-se pela boca e em alguns movimentos, por exemplo o "hundred" ela é pode ser pulsada/percussiva.

Mas dentro destas modalidades há muitas variações o importante é experimentar e manter-se ativo!

Quem souber mais diferenças pode partilhar:)

Até breve

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia da Mãe

Seja original e ofereça uma aula privada!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Recetores sensoriais

Segundo Ribeiro et al (2008) os recetores localizam-se no músculo, tendão, ligamentos, pele e cápsula articular e são eles que dão informações aferentes da "deformação" na articulação e vão provocar uma resposta do SNC. Nós temos recetores sensoriais, mecânicos e cutâneos! Mas a propriocepção recebe também  informações do sistema visual e auditivo.

Banda elástica II

http://www.youtube.com/watch?v=dhn8WoIPYSo

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Boa Páscoa

Good Easter!

Aproveite o tempo e as férias para fazer caminhadas (é o mínimo). Apenas 9% da nossa sociedade é ativa!

Não tem tempo para a treinar?mas tem tempo para a doença?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Banda elástica

A banda elástica pode ser usada também nas aulas de Pilates. Tem resistências diferentes que dependendo das marcas estão relacionadas com as cores. De uma maneira geral quanto mais clara mais leve.


As vantagens são:

- pequeno investimento

- ajuda em alguns movimentos

- oferece resistência noutros movimentos

- fácil transporte

- ajuda a alongar

Com a banda podemos fazer alguns movimentos do Reformer.

Bom treino!

sábado, 26 de março de 2011

em qualquer profissão

“Take a class from another Pilates teacher at least a couple


times a month. Most of us get into habits that start to

change our awareness. We need feedback from outside

sources to set our internal postural awareness.”

— Brent Anderson, PhD, PT, OCS,

President and CEO Polestar Pilates

quarta-feira, 23 de março de 2011

Treinar????

"eu não tenho tempo!" é muito fácil dar desculpa em vez de arranjar uma solução. Porque não frequenta um ginásio perto de sua casa, ou do trabalho. Ou se nenhuma destas opções é possível para si porque não compra material e faz exercícios em casa? se mesmo em casa não tem tempo leve o material de treino para as divisões onde passa mais tempo. Se não pode investir em material use o que tem em casa cadeiras, escadas, cordas, garrafas/garrafões....

já está convencido(a)?

e já agora veja este video: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dptBwnsdclM

terça-feira, 22 de março de 2011

Primavera

faça pilates! it's spring time

sábado, 19 de março de 2011

Propriocepção

Bom dia! Aceitei o desafio da minha amiga e vou partillhar com vocês o meu último trabalho. Agradeço também quem queira participar e ajudar nesta minha pesquisa sobre propriocepção.

Sherrington definiu propriocepção no início do séc.XX como "a percepção do movimento articular ou do corpo bem como a posição do corpo, ou dos segmentos, no espaço". Mas é impossível não falar de mecanorreceptores (receptores sensoriais). 

Sabem porquê?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Coluna

Achei curioso este video...para conhecimento geral.http://www.youtube.com/watch?v=KYu0VF1oI_M&feature=player_embedded#at=12

Boa semana

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Inspiração = Motivação

Relativamente ao assunto anterior encontrei numa revista do ano passado que o Hugh Grant faz Pilates. Interessante!

Inspiração

Ajuda na motivação. Trace objectivos a curto, médio e longo prazo. Deixe que uma pessoa, uma coisa, um poema, uma canção seja a sua inspiração. Resulta!  

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Esclerose Múltipla (EM)

Segundo o site http://www.anem.org.pt, o qual aconselho a visitarem, a EM afeta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e em Portugal o nº está na ordem dos 5000.

A EM "é uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras."

Estas pessoas têm distúrbios na marcha, na força, rigidez articular e falta de coordenação motora e nós através do exercício físico podemos ajudar nestas situações. Em estágios mais graves, a EM pode acarretar episódios de infecção ou insuficiência respiratória aqui aparece a importância do Pilates pois podemos executar movimentos suaves de forma a que a pessoa não sinta fadiga e mantenha a mobilidade e funcionalidade do seu corpo.

Da minha experiênca com uma aluna com ELA posso dizer k o trabalho com o médico e com o fisioterapeuta é fundamental.

O dia mundial da EM é 27 de maio.

Até breve,




quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Personal Trainer

“There is no bad movement, only movement badly done.”– Eve Gentry








Se está cansado(a) mude! O Personal Trainer ou treino personalizado e individualizado é a melhor solução. Sem compromisso pergunte-nos como.


Modalidades:
Pilates (matwork e equipamentos)


Musculação e Cardiofitness (hipertrofia, perda de peso e populações especiais - grávidas, patologias, desportos)

Actividades Aquáticas http://www.aeawave.com/

Trx http://www.fitnessanywhere.com/


Bosu http://www.bosu.com/scripts/cgiip.exe/WService=BOSU/story.html


Flow Tonic http://www.flowtonic.com/en/home.html



Mantenha-se activo e saudável!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pés - contacto

Olá! Se calhar estou a repetir mas acho importante fazer aulas com colegas. Surgem sempre ideias! Recentemente, fui fazer a aula de uma amiga minha e no final ficamos a falar dos pés e agora quero partilhar com vocês.

O contacto do pé no chão deve se sentir desde a base do calcanhar, ou como uma vez ouvi numa de Gyrotonic, a 5ª linha, o centro do lápis, até à almofada anterior do pé (logo abaixo dos dedos). É como se forma-se um triângulo.

Nas aulas devemos dar exercícios variados aos alunos para conseguir chegar a todos, lembrem-se que somos diferentes e também para eles sentirem as diferenças de pressões. Devemos também pedir para eles perceberam as sensações diferentes dos vários exercícios e se há diferenças de um pé em relação a outro (que poderá indicar alguma escoliose). Há podologistas que têm máquinas que nos dão esta informação mas este treino é mais económico e mais importante para o nosso cérebro.

Quando tirei a formação de Reformer pelo Pilates Institute falamos da posição neutra do tornozelo e que devemos tranferí-la para a posição ortostática, pois apesar da articulação do tornozelo ser estável, há muitas lesões que poderiam ser evitadas. Quando estamos em pontas, o peso deve estar na almofada, preferencialmente entre o hálux e o 2º metatarsiano, o calcanhar não deve rodar para fora (coloquem uma softball entre os tornozelos para ajudar no alinhamento). Há exercícios de fortalecimento quepodem ser feitos com banda elástica.

Relativamente a exercícios de tranferência de peso nos pés podemos experimentar de pé, inclinar ligeiramente e com controlo o corpo à frente e atrás, para os lados. Podemos fazê-lo deitados, fazemos uma ponte (shoulder bridge) e subimos apenas ou calcanhares ou apenas as pontas dos pés. Devemos dar ênfase aos dedos para os alunos não sentirem pressão, podemos pedir sempre para eles levanterem os dedos e tocar piano, agarrar o chão, espalmar como um ovo estrelado....há imensos!

Espero que gostem e que continuem a participar e a partilhar ideias. Agradeço a todos o vosso incentivo!

Boa semana :)