segunda-feira, 29 de março de 2010

alongamento


Uma aluna perguntou-me, porque devíamos espreguiçar várias vezes durante o dia. Devemos porque espreguiçar é uma forma simples de alongar e as vantagens do alongamento são inúmeras:
- Melhora a postura;
- Reduz a fadiga;

- Melhora a atenção;
- Reduz as tensões musculares provocadas por erros posturais ou pelo estilo de vida sedentário;
- Aumento da eficiência mecânica uma vez que permite a manutenção do ROM.

E por todas estas razões melhora a nossa qualidade de vida! Nos segundos em que nos espreguiçamos invertemos o papel da gravidade, esta atrai-nos para o chão e a sensação que devemos de ter é a oposta: "imaginar um fio no topo da cabeça a alongar-nos. Como se fossemos marionetas". Uma vez que os nossos dicos intervertebrais não são irregados desta forma permitmos que "nutrem" novamente.

Assim alongue-se! Na imagem está um exemplo do alongamento do peitoral. Pode fazê-lo sentado ou em pé. Não tem desculpa mesmo no trabalho apenas seja discreto.

Boa semana!

3 comentários:

Pedro disse...

Parabéns pelo Blog!!!

De vez em quando passo por aqui para ver os teus post´s e não é que me ponho a espreguiçar... Eheheheh!

Beijinho de Aveiro.

Unknown disse...

Devemos espreguiçar e suspirar. Sempre que suspiramos aumentamos a ventilação de campos pulmonares que com a postura ficam praticamente sem ventilar e sem provocar as necessarias trocas gasosas. Assim sempre que suspiramos abrimos esses campos pulmonares "adormecidos" e melhoramos a oxigenação. E esta hem? bjs de Herrdoctor 2010

Sandra Sousa disse...

agradeço-vos as vossas palavras. continuem a aparecer e a partilhar as vossas experiências.

até breve :)