segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pés - contacto

Olá! Se calhar estou a repetir mas acho importante fazer aulas com colegas. Surgem sempre ideias! Recentemente, fui fazer a aula de uma amiga minha e no final ficamos a falar dos pés e agora quero partilhar com vocês.

O contacto do pé no chão deve se sentir desde a base do calcanhar, ou como uma vez ouvi numa de Gyrotonic, a 5ª linha, o centro do lápis, até à almofada anterior do pé (logo abaixo dos dedos). É como se forma-se um triângulo.

Nas aulas devemos dar exercícios variados aos alunos para conseguir chegar a todos, lembrem-se que somos diferentes e também para eles sentirem as diferenças de pressões. Devemos também pedir para eles perceberam as sensações diferentes dos vários exercícios e se há diferenças de um pé em relação a outro (que poderá indicar alguma escoliose). Há podologistas que têm máquinas que nos dão esta informação mas este treino é mais económico e mais importante para o nosso cérebro.

Quando tirei a formação de Reformer pelo Pilates Institute falamos da posição neutra do tornozelo e que devemos tranferí-la para a posição ortostática, pois apesar da articulação do tornozelo ser estável, há muitas lesões que poderiam ser evitadas. Quando estamos em pontas, o peso deve estar na almofada, preferencialmente entre o hálux e o 2º metatarsiano, o calcanhar não deve rodar para fora (coloquem uma softball entre os tornozelos para ajudar no alinhamento). Há exercícios de fortalecimento quepodem ser feitos com banda elástica.

Relativamente a exercícios de tranferência de peso nos pés podemos experimentar de pé, inclinar ligeiramente e com controlo o corpo à frente e atrás, para os lados. Podemos fazê-lo deitados, fazemos uma ponte (shoulder bridge) e subimos apenas ou calcanhares ou apenas as pontas dos pés. Devemos dar ênfase aos dedos para os alunos não sentirem pressão, podemos pedir sempre para eles levanterem os dedos e tocar piano, agarrar o chão, espalmar como um ovo estrelado....há imensos!

Espero que gostem e que continuem a participar e a partilhar ideias. Agradeço a todos o vosso incentivo!

Boa semana :)

3 comentários:

Sandra Sousa disse...

Olá. Tive uma ideia interessante e queria partilhar com vocês. Usem meias brancas e andem descalços em casa e vejam que partes do vosso pé está mais suja. Poderá indicar onde fazem mais pressão.
Continuação...

Sandra Sousa disse...

Li num site e coincidência uma amiga minha falou sobre esse assunto, dos acessórios que usamos nas aulas. Devemos usá-los quando há um fundamento para isso, quando eles nos ajudam a ajudar.

Na extensão e flexão do joelho o movimento natural é uma espiral do fémur. Na extensão a tibia roda externamente e o fémur internamente. Na flexão é o oposto! A bola nos joelhos provoca uma adução constante o que inibe a rotação e aí o movimento deixa de ser natural ou seja funcional.

Sandra Sousa disse...

Relativamente ao tamanho do acessório que colocamos entre os tornozelos varia de pessoa para pessoa, uma vez que há pessoas com a anca mais larga que outras. O objectivo do acessório é permitir que o aluno tenha a noção do alinhamento do seu tornozelo e este alinhamento influenciará todo o membro. Peça aos seus alunos para eles sentirem o movimento e para eles vos dizerem o que sentem.

Bons treinos....