quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


ano novo...novos projectos

4 comentários:

Unknown disse...

óptima ideia, parabéns!

queria sugerir um pequeno artigo teu sobre o enfisema pulmonar e o exercício físico. Há imensa gente que tem enfisema e não sabe, pelo que isto poderia ser considerado de interesse geral.

Sandra Sousa disse...

olá! primeiro agradeço a sugestão e agradeço a todos os que me ajudaram nesta pesquisa.
o enfisema pulmonar é uma doença crónica na qual os tecidos pulmonares são gradualmente destruídos. logo irá afectar as trocas gasosas o que faz com o que as pessoas sintam falta de ar, uma vez que não há oxigénio disponível a circular no sangue.
é imperativo que as pessoas deixem de fumar ou que frequentem ambientes poluídos pois esta doença poderá afectar a sua qualidade de vida, impedindo que as pessoas realizem tarefas do quotidiano.

relativamente ao exercício físico vê este site da acsm http://www.acsm.org/AM/Template.cfm?Section=Search&SECTION=Updated_single_page&TEMPLATE=/CM/ContentDisplay.cfm&CONTENTID=8640

espero ter ajudado :)

Unknown disse...

obrigado! a tua resposta resume muito bem o problema e o artigo da acsm que referiste é muito bom, especialmente aquilo que diz sobre o exercício intermitente.

é incrível o número de pessoas a quem eu já tinha colocado esta pergunta, incluindo uma que já é doutorada, e ainda não tinha obtido resposta útil. mas também, de ti não esperava menos :)

Sandra Sousa disse...

só tento ajudar...e gosto de aprender :)

boa semana