Quando falamos em atividades aquáticas, principalmente natação e hidroginástica, devemos ter em atenção se o aluno não tem medo da água e se sabe nadar. Quem dá estas aulas já passou, quase de certeza, por esta situação!
Nas aulas de hidro se temos um aluno com problemas na cervical, ele deve-se afastar um pouco da beira da piscina para conseguir visualizar o professor e não sair da aula com dores. Quanto aos restantes movimentos é difícil o professor controlar porque a aula é dirigida para um público variado, no entanto deverá ser preocupação do professor na construção da aula a realização de um trabalho equilibrado.
Na natação o aluno se não tiver controlo do corpo pode forçar, em qualquer estilo, as suas curvaturas da coluna e consequentemente, ficar com dor. Relativamente à escoliose temos de ter atenção especial porque nos estilos simétricos teremos de compensar com alongamentos e trabalho muscular rotacional; nos assimétricos podemos aumentar essa assimetria.
Por isso se tem alguma destas situações dirija-se a um professor licenciado que o possa ajudar e depois continue sozinho e não o contrário, ou seja, não comece mal e depois se piorar vai procurar ajuda.
Relativamente a outras patologias são outros 500.......
Sem comentários:
Enviar um comentário